terça-feira, 29 de março de 2011

Em festa


Acabo de receber de Dra. Waleska Santos, da Hospitalar, cópia de um documento histórico da Federação Brasileira de Administradores Hospitalares, que está em festa, comemorando sua chegada aos “enta”, ops, 40 anos de vida. Trata-se da ata de fundação, de 3 de março de 1971, ainda com nome de Colégio Brasileiro de Administradores Hospitalares.

Em linguagem sintética, o documento cita a aprovação dos estatutos, elaborados previamente pela Associação dos Hospitais do Estado de São Paulo e o IPH – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e de Pesquisas Hospitalares (dos quais Dr. Juljan participava) e relaciona um “grupo de 21 nomes de administradores formados por diversas Escolas”, que compôs a 1ª Diretoria. A começar pelo Conselho Diretor, encabeçado por Pe. Niversindo Cherubin, importante líder desse segmento (não é para menos que a assembleia aconteceu no Hospital São Camilo, dirigido por ele), que tem Dr. Juljan como membro.


No livro “O Cavaleiro da Saúde” (lançamento no final de maio!) tem um pouco dos bastidores dessa história. Padre Cherubin relatou sobre sua aproximação com Dr. Juljan, nos anos 1960 e das primeiras discussões para criar essa entidade associativa, inspirada em modelos internacionais.

Também Dr. Cícero Sinisgalli dirigente do IPH deu seu depoimento, que pudemos complementar com a leitura de um delicioso livro de crônicas de sua autoria (exemplar com dedicatória para Dr. Juljan), em que ele relata sobre esses “velhos tempos”.

Para quem gosta de conferir nomes (quem não?), escaneei do documento original de 1971 para publicar, aqui ao lado, a lista dos primeiros diretores, copiada do original distribuído pela FBAH.

Acima, uma cena de 1978 em que Dr. Juljan e a esposa Alice Brill cumprimentam o então poderoso ministro Aureliano Chaves, durante o Seminário de Assistência Médica e Hospitalar, promovido pelas entidades parceiras, Associação dos Hospitais de Minas Gerais e da Federação Brasileira de Hospitais. (Silvia Czapski)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Se tiver dificuldade para postar comentários,mande mensagem/comentário diretamente para juljan85@gmail.com. Obrigado!!!